O passado tecnológico: um computador de 2004 e sua integração ao presente.

Foto: PC HP Compaq nx9030. Ano 2004.

A história se inicia com o Lenovo B430 e a instalação automática do Windows 10. Comprado em 2013, o PC veio com Windows 8 incluído e como um passe de mágica e, sem consentimento, a versão 10 do referido sistema operacional foi instalada ainda em 2017. No primeiro momento, me despertou curiosidade, visto que uma atualização rotineira e automatizada me conduziu ao novo formato do programa já configurado.
Tempos mais tarde, uma senhora me pediu para resolver um problema do seu computador, um Laptop Itautec de 2006, se queixava da impossibilidade de se conectar com a internet. Eu a atendi e Identifiquei o sistema operacional Win XP instalado, verifiquei que no local os pontos de acesso à rede eram lidos, mas havia algum problema no momento de estabelecer a troca de dados. A consultei sobre a possibilidade de formatá-lo e, consequentemente, instalar o W10. Após a resposta positiva, efetuei os processos acima descritos, o PC se atualizou e passou a conectar-se com facilidade e a executar de maneira satisfatória todas as demais tarefas. Mais um momento no qual tal transição se mostrou exitosa.

Em 2019 surgiu um ponto de inflexão, eu observei um notebook HP Compaq NX9030 de 2004 guardado e empoeirado na casa dos meus pais. Na minha memória afetiva dos anos 2000, o computador era um local superbacana para ouvir músicas e navegar na internet, Orkut e MSN Messenger. Então, levei o PC abandonado para meu Ap. Encaixei a tomado e apertei o botão, depois, a versão do Windows XP se iniciou. Quando acessei a área de trabalho, constatei a impossibilidade de me conectar com a internet pelo sinal wireless, mesmo problema relatado acima, me programei para executar uma solução semelhante, salvar os dados em um HD externo para em seguida instalar o W10 e formatar a máquina no processo. No entanto, surge uma surpresa, a versão atual do Windows não poderia ser instalada, mesmo assim eu tentei inúmeras vezes, sem sucesso. Averiguei que o computador de 15 anos não atende ao pré-requisito do sistema operacional, a memória disponível é menor que a recomendada.
Por alguns instantes cogitei a possibilidade de ir ao Infocentro e comprar um pente de memória, descobri o modelo ali utilizado (DDR1), mas algo me dizia que não devia gastar dinheiro com um computador fora de linha. De maneira que meu desafio se tornou: fazê-lo funcionar da maneira em que está. Neste instante, busquei tutoriais voltados à instalação sistemas operacionais em computadores antigos. O YouTube me ofereceu o canal Diolinux no qual o apresentador sugere as distribuições do Linux Xubuntu e Ubuntu Minimal para recuperar computadores com longa data (https://www.youtube.com/watch?v=2Pms0HOFSng). Além do canal, procurei no Google, encontrei uma matéria do CanalTec informando detalhes das distribuições mais leves que atualizam máquinas supostamente ultrapassadas (https://canaltech.com.br/linux/quer-ressuscitar-aquele-pc-antigo-confira-5-distros-linux-para-te-ajudar-80911/).

Conferi os dados do HP Compaq 2009 e decidi baixar e instalar Linus Lite no computador de uma década e meia (versão 3.8, 32 bits).
A tarefa se mostrou árdua, por mais que fosse disponível, o Windows XP não permitiu a migração para o instalador de um novo sistema operacional. Na tela escurecida emitia mensagem:

“Warning: PAE disable. Use the parameter forcepae to enable at you owm risk.
This Kernel requires the following features not present on the CPU.
Unable to boot please use a kernel apropriate for you CPU”.

Em seguida, novamente, busquei solução nos tutoriais, um vídeo em inglês me orientou a apertar a tecla tab e digitar “forcepae” nos instantes iniciais da instalação do Linux (https://www.youtube.com/watch?v=Tnsx6WeBLOI). E finalmente, a pena amarela da distribuição leve apareceu pela primeira vez na tela do computador envelhecido. A inauguração de minha experiência com o software de Código Aberto. O computador funcionou, se conectou à rede, posteriormente, conferi o pacote do editor de texto e brindei continuidade aos meus trabalhos, entretanto o tema não se encerra aqui, futuramente, haverá um texto sobre o aprendizado. Barreiras de obsolência foram identificadas, mas o HP Compaq 2004 iniciou sua caminhada de encontro ao tempo presente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s